terça-feira, 25 de novembro de 2008

A VIDA E OBRA DE GEORG BÜCHNER

BIOGRAFIA DE GEORG BÜCHNER

traduzido por Raphael Cassou.


Nasceu em 17 de outubro de 1813 no Gran Ducado de Hesse-Darmstadt. Büchner foi educado em uma escola privada e no Gymnasium Darmstadt. Seu pai, um médico a serviço do Gran Duque, na aprovava as tentativas de Georg no campo literário. Ele o encorajava a enfocar seus interesses em assuntos de caráter científicos. Ainda jovem, Georg Büchner estudou zoologia e anatomia comparada em Estrasburgo onde ele teve o primeiro contato com um grupo de estudantes politicamente radicais. Nesta cidade, ele secretamente tornou-se noivo de Minna Jaeglé, filha de um pastor que hospedava o jovem Büchner.


Depois de retornar a Hesse para dar prosseguimento aos estudos na Universidade de Giessen, Büchner sofreu um ataque de meningite. Sob influência dos estudantes radicais aos quais ele havia se associado em Estrasburgo, decidiu ajudar a fundar a revolucionária “Sociedade dos Direitos Humanos”. Em 1834, em companhia de um agitador político, o Pastor Weidig, ele escreve e distribui um panfleto ilegal intitulado “O correio de Hesse” o qual, desde então, é considerado como um dos mais brilhantes panfletos políticos em língua alemã. Büchner foi rapidamente denunciado como sendo o autor do panfleto, mas por falta de evidências e por se declarar inocente, Büchner teve sua prisão postergada o que permitiu a ele retornar para sua casa em Darmstadt.


Durante um período de cinco semanas, em 1835, Büchner secretamente escreveu A Morte de Danton, uma tragédia que descreve as desilusões do ativista Danton com a Revolução Francesa. Em março desse mesmo ano, Büchner foge para Estrasburgo, para evitar sua prisão e nunca mais retornou a Alemanha ou se engajou em atividades políticas.


Em 1836, ele escreveu uma comédia romântica intitulada Leonce e Lena para uma competição literária, mas ele perdeu o prazo de inscrição para o concurso e sua peça sequer foi lida. Neste mesmo ano, ele provavelmente começou a trabalhar em sua obra prima inacabada, Woyzeck [...]
A peça é muito provavelmente baseada em um incidente real, pois existem registros de um barbeiro chamado Woyzeck que foi julgado e sentenciado à morte por assassinato na década de 1820. Anos após a morte de Büchner, esta obra teria se transformado em uma ópera nas mãos do modernista Allan Berg (Wozzeck).
Büchner posteriormente tornou-se Doutor em filosofia pela Universidade de Zurique e foi nomeado Conferencista em Ciências Naturais após uma prova discursiva sobre nervos cranianos dos peixes. Dentre seus trabalhos literários destacam-se, uma novela (Lenz), as traduções de duas peças de Victor Hugo, a comédia romântica (Leonce e Lena), uma tragédia completa (A Morte de Danton), e um grande fragmento (Woyzeck).


Em 19 de fevereiro de 1837, pouco antes de finalizar Woyzeck, Georg Büchner morreu de tifo após passar cerca de 17 dias lutando contra a doença. Ainda não havia completado 24 anos de idade. O autor nunca chegou a ver uma de suas peças montadas. Hoje, Büchner é considerado um dos precursores do Naturalismo e do Expressionismo.




Fonte: http://www.imagi-nation.com/moonstruck/clsc29.html
Acessado em: 10/11/2008

Nenhum comentário: